Vez ou outra acontece: você acaba saindo do plano alimentar, comendo mais do que deveria. Seja no final de semana, num feriado, em uma festa ou encontro com amigos, as tentações gastronômicas podem fazer com que você acabe saindo do plano alimentar ou exagerando na quantidade. Respire fundo e aposte nessas dicas:
Fique calma
Não se desespere porque deslizou, o estresse só vai prejudicar.
Hidrate-se
A água é uma poderosa e rápida bebida , quando o organismo está bem hidratado, todas as funções trabalham melhor, inclusive o metabolismo.
Descanse
Durante o sono, o organismo regula muitas de suas funções, inclusive hormonais relacionadas à manutenção do peso. Por isso, dormir pouco pode acabar piorando a situação.
Não compense
Seja antes ou depois de uma escapada do plano alimentar, compensar não é a melhor saída. Procure deixar as excessões para as refeições livres, mas se acontecer de se exceder, a melhor opção é seguir com o plano alimentar normalmente. Seu metabolismo irá trabalhar melhor respeitando os horários e quantidades estipulados, do que com restrições excessivas.
Volte ao seu plano alimentar em seguida
Não deixe para retomar o plano alimentar, depois que o feriado ou final de semana acabar, não é porque o deslize aconteceu em alguma das suas refeições, que todo o plano está perdido ou que não vale a pena continuar com ele. Comeu demais? Tudo bem, não é o fim, mas volte à ele assim que conseguir.
Cuide a quantidade
Mesmo se permitindo comer que não esteja no cardápio nutricional, tente sempre maneirar na quantidade, isso vale também para as refeições livres da semana. Coma o suficiente para se sentir alimentada e não para sentir estufada.